Um certificado SSL é um certificado digital que reconhece como verdadeira a identidade do site e possibilita uma ligação encriptada. O termo "SSL" significa "Secure Sockets Layer" (camada de soquete seguro), um protocolo de segurança que cria um link encriptado entre o servidor onde o site está alojado e o browser.
Recomenda-se que as empresas e organizações instalem certificados SSL nos seus sites pois transmite aos seus visitantes uma imagem de segurança e reforça a preocupação com dados pessoais ou informações sensíveis. Os certificados ativam o cadeado de segurança no browser, e são também um fator diferenciador para o ranking SEO.
Um certificado Wildcard SSL é o recomendado para proteção global de um domínio pois com apenas um certificado é possível proteger o domínio principal e todos os subdomínios. Recomenda-se também a sua instalação para domínios que partilhem IP.
Os certificados SSL podem ser englobados em
4 categorias:
- Domain Validated - Este tipo de certificados de segurança destinam-se principalmente a pequenos negócios que procurem uma solução de encriptação rápida, eficaz e segura a baixo custo. Um certificado DV encripta as comunicações e certifica que o titular é dono do domínio para o qual pretende gerar o certificado.
- Organization Validated - Em termos de funcionamento os certificados OV são idênticos aos DV. Acrescentam, no entanto, a validação da empresa ou entidade titular do site ou domínio. Esta validação é efectuada através de um processo de verificação, que obriga ao envio de documentos para validação. Para o visitante este certificado é uma garantia que o titular do site é uma entidade legalmente constituída e por isso fica a certeza de se tratar de um negócio legitimo.
- Extended Validation - O mais alto nível de segurança e confiança em certificados SSL. Usados na grande maioria de sites eCommerce. Quando o visitante acede ao site, em vez apresentar apenas a designação 'Ligação segura' / 'A conexão é segura' a verde, o nome da empresa ou instituição é apresentada. São os certificados mais avançados e indicados para websites eCommerce ou que tratem dados sensíveis.
- Certificados Wildcard - Os certificados WildCard permitem proteger o domínio (com e sem www) bem como todos os subdomínios que necessite. São indicados para websites ou plataformas que tenham vários sub-domínios a proteger, permitindo usar sempre o mesmo certificado.